quinta-feira, 25 de junho de 2009

Curiosidades

Nos dias atuais, grandes dúvidas pairam sobre a cabeça dos lideres, uma delas é como dar e receber feedback, sem perder a motivação da equipe, o qual é uma das maiores e melhores ferramentas que o líder moderno tem para poder avaliar sua equipe e ser avaliado.
Essa prática vem se desenvolvendo a cada dia nas organizações, um retorno olho no olho, é sem dúvida a forma mais prática e mais rápida de se corrigir erros, enobrecer os acertos e nortear a equipe.
Muitos lideres, tem medo ou receio de dar e receber feedback, mas por experiência própria, nesse é o momento que você pode corrigir falhas suas e de sua equipe.
Nessa hora, o colaborador pode expor seus pontos de vista, colocado assim parece uma tarefa das mais fáceis, mas vejamos alguns pontos:
Seu colaborador, algum dia fez criticas ao seu trabalho?
Seu colaborador, já lhe mostrou falhas ou possíveis melhorias nos processos e tarefas do setor?
Em algum instante o seu colaborador fez solicitações de treinamento ou de equipamentos, para melhorar seu setor?
Se sim, parabéns! Se não, seja rápido, você precisa praticar o feedback em sua equipe.
É necessário que o líder tenha um relacionamento de credibilidade, confiança e respeito com todos os integrantes de sua equipe.
Vamos analisar alguns processos simples, mas que fazem toda a diferença nas relações humanas:
Pratique almoços semanais com a sua equipe, para que todos tenham a oportunidade de estar mais próximo de você;
Seja sincero em todos os seus atos e em suas conversas, ninguém gosta de estar diante de pessoas falsas e dissimuladas;
Seja honesto, nunca haja em interesse próprio em detrimento ao da equipe;
Seja humano e sensível aos problemas, defeitos e dificuldades de todos os seus colaboradores, muitos lideres esquecem que estão lidando com gente e não com máquinas e que em algum momento haverá falhas, devendo ser encarado como um processo de aprendizagem constante;
Tenha preocupação com o crescimento e aprendizagem dos seus colaboradores;
Fique atento nos problemas extra-profissional de seus colaboradores, muitas vezes eles perderam o rendimento devido a sua vida pessoal, esse é um grande momento para que o líder mostre sua preocupação se colocado a disposição para ajudá-lo nas dificuldades.
O feedback não pode ser encarado como algo desmotivador, já que na maioria das vezes, você tem que tratar de erros ou falhas nos processos, como foi dito anteriormente, o mais importante é o líder ter a confiança e a credibilidade de toda a equipe.
No momento que o líder der um feedback negativo e estiver praticando os 6 itens descritos acima, o colaborador vai receber com naturalidade e como uma forma de correção para que os objetivos sejam alcançados e não como uma critica destrutiva feita por um chefe incoerente e sem objetivos claros.
Motivação é algo que vem de dentro do colaborador, sendo obrigação do líder criar um ambiente de trabalho favorável, um clima de respeito e carinho, para que a ela surja naturalmente na equipe.
Se cada componente se sentir motivado, à vontade pra tratar de diversos assuntos entre os participantes e com a sua liderança, as correções de percurso serão feitas e encaradas com naturalidade.
Mas se o ambiente externo for de tensão, o colaborador não estiver altamente motivado ou à vontade para tratar de todo o tipo de assunto, seja com o grupo ou com a liderança, fica quase impossível dar e receber um feedback sincero e com o intuito de crescimento e amadurecimento da equipe.
Basta olhar para o lado e verificar quantos lideres só lembram de seus colaboradores para chamar a atenção, principalmente nos fracassos das tarefas, mas será que não havia a possibilidade de corrigir antes esse percurso?
Outra duvida que vejo constantemente é sobre o feedback positivo, muitos lideres não praticam, talvez por falta de tempo, ou por acharem que o colaborador não fez mais que a obrigação em acertar a tarefa.
Atitudes cometidas por chefes inseguros e ditadores, não basta pagar o salário, tem que elogiar a cada tarefa bem sucedida e a cada sucesso, mostrar toda sua admiração em estar tendo o prazer de compartilhar momentos de alegria e satisfação, mas isso tem que ser feito com sinceridade e honestidade, a pior coisa do mundo é estar diante de pessoas falsas e maquiavélicas.
Para aqueles que pretendem iniciar o processo de feedback positivo ou negativo, aqui vão algumas dicas:
Primeiro – mostre o seu caráter, a sua honestidade e seus princípios para cada um dos seus colaboradores;
Segundo – deixe os colaboradores a vontade para fazer sugestões, criticas e elogios todos os dias, não só no momento do feedback;
Terceiro – nunca interrompa quando ele estiver falando, nem para se justificar ou condena-lo, é muito importante que ele conclua o seu raciocínio;
Quarto – no caso de ações que terão de ser tomadas posteriormente, comprometer-se só com o que realmente poderá cumprir, nunca perca a credibilidade.
Acredito que com essas dicas, você já possa começar a utilizar essa poderosa ferramenta de gestão. Lembrando sempre que o seu resultado é fruto do trabalho de sua equipe!

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