quinta-feira, 25 de junho de 2009

Filmes relacionados ao Feedback

Filme: “Click”

2006


Michael Newman é um arquiteto viciado em seu trabalho que não consegue conciliar o trabalho com a vida pessoal, sempre discutindo muito com sua mulher e não sendo atencioso com os filhos. Sua vida muda quando Michael adquiri um controle remoto universal capaz de controlar os momentos de sua vida, achando a idéia maravilhosa, Newman usa o controle para todas as situações desconfortáveis e indesejáveis de sua vida, condicionando-o a receber e presenciar apenas as coisas boas da vida e tornando-o impessoal e indiferente para o resto das pessoas e coisas ao seu redor.

Com o constante uso, o controle se auto programa e não mais obedece às ordens de Michael que ao tentar mudar a realidade, percebe que não consegue mais controlar o controle e consequentemente sua vida, fazendo-o perder grande parte dela. Ele perde a mulher para outro homem, seus filhos crescem se que ele perceba, e ele desenvolve problemas de saúde devido à sua obesidade que o leva à morte. Michael repentinamente acorda na cama e percebe que tudo não passava de um sonho, e encara essa situação como uma nova chance de viver novamente dando mais valor às pessoas em sua vida. Newman descobre que o modo como ele as tratava contribuía para que elas se afastassem, ou seja, produzia um feedback negativo, resultando na péssima situação em que Michael presenciou antes de “morrer” e acordar.

O filme mostra um grande lado reflexivo, pois muitas vezes deixamos de aproveitar oportunidades em nossas vidas devido ao modo como agimos e nos traz um resposta negativa em relação às outras pessoas.


Filme: “Coach Carter – Treino para a vida”

2008


Este filme é baseado na história real de Ken Carter, um treinador (coach) de basquete que deseja transformar a vida de garotos de uma escola da periferia da Califórnia, utilizando o esporte e a educação.

Carter, proprietário de uma loja de materiais esportivos, se depara com um convite para se tornar treinador do Colégio Richmond onde havia estudado e jogado basquete com inúmeros recordes que não haviam sido quebrados.

Mas o desafio era grande, o time na última temporada ganhou apenas 4 jogos e perdeu 22. Os jogadores eram briguentos, sem nenhuma disciplina e regras, mas Carter acreditava que podia transformá-los.

O basquete não deveria ser uma desculpa para estar na escola, mas uma conquista obtendo boas notas e presença nas aulas e assim, Carter decide impor regras que a princípio deixam pais, professores e alunos inconformados, mas ele não se importa, pois sabe o que precisa fazer para chegar onde deseja.

Carter faz com que esses garotos comecem a visualizar um mundo diferente, com a possibilidade de irem para a universidade, de não pertecerem ao mundo que seus pais e amigos fazem parte, o das drogas e do crime, enfim, podem se tornar verdadeiros cidadãos e profissionais.

Esses meninos descobrem suas potencialidades, sua autoconfiança e auto-estima aumentam, aprendem o que é ser uma equipe, ajudando uns aos outros. Aprendem a ganhar e a perder, como ocorre em nossa vida.


Filme: “A Questão Humana”

2008

Simon Kessler, psicólogo da matriz francesa em Paris uma firma petroquímica Alemã, é destinado à tarefa de avaliar o estranho comportamento do presidente da matriz, Mathias Just. Simon, que tem a habilidade de “podar” os funcionários não produtivos na empresa, começa a investigar sobre a antiga orquestra que havia na empresa para alegrar os funcionários da qual Just fez parte, o que faz Simon pesquisar mais a fundo o histórico de atividades da empresa na intenção de descobrir o que está fazendo Mathias a baixar seu desempenho na empresa. Durante sua pesquisa, descobre que a SC Farb prestou serviços para o regime nazista, e aparentemente o presidente não consegue mais agüentar a pressão de guardar o segredo sem aparentar sofrimento, e esse fato também começa a afetar Simon, que fica ainda mais preocupado quando lê os relatórios dos anos anteriores de seus antecessores no cargo, que revelam uma visão seca e fria em relação aos funcionários que ele mesmo usa quando se refere a eles como meros números e seu trabalho como uma performance.

Toda a atividade realizada por Simon na empresa o leva ao estresse pessoal, afetando seu desempenho no trabalho e em sua vida social, revelando que a atitude de tentar melhorar o desempenho da empresa trouxe uma resposta negativa para ele, o presidente Just, e os funcionários que temiam ser demitidos por não se mostrarem úteis à empresa.


“A felicidade não se compra”

1946


Na véspera de Natal de 1946, George Bailey está deprimido e predisposto a suicidar-se. As preces das pessoas que se importam por George são ouvidas por anjos que aparecem como estrelas à noite, então Clarence Odbody é escalado para ir à terra e salvar George, ganhando asas para tal tarefa, e Joseph, o anjo chefe, é escalado para ajudar Clarence a rever a vida de George.

Durante sua juventude, George havia feito coisas benéficas à outras pessoas, como quando tinha 12 anos e salvou seu irmão de cair no gelo e morrer, porém isso causou uma gripe que resultou em uma infecção no ouvido e o deixou surdo de um ouvido. O sonho de criança de George era ver o mundo e projetar grandes pontes e arranha-céus, mas constantemente ele teve que desistir de seus sonhos para poder ajudar as pessoas de sua cidade natal, Bedford Falls.

Depois de uma série de acontecimentos negativos na vida de George, ele determina que sua vida não vale nada e decide se suicidar pulando de uma ponte, é quando aparece Clarence e o leva para o passado para provar que a vida de George vale muito. Enquanto ele vive o passado, começa a perceber as mudanças bruscas que aconteceram por ele não estar presente, fazendo-o mudar de idéia e invocando Deus e o anjo Clarence que o deixasse viver novamente, seu pedido é então acatado e ele volta ao momento em que encontrou Clarence na ponte. A partir daquele momento, George se indentifica muito mais com a cidade em que nasceu e com todas as pessoas que ele ajudou durante toda sua vida através de sacrifícios pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário